• Facebook
  • YouTube

PATROCÍNIO

Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura,

porém ainda não temos patrocínio.

LEITURA: ATO DE BRAVURA

Por Luís Carlos César Batista




Nos dias atuais, ler virou um ato de bravura. Quem se arrisca neste ato necessita lutar contra todas as distrações que se apresentam no meio do caminho.


O celular permanece a todo momento convidando-nos a tocá-lo. Os afazeres se amontoam e levam o coração e a mente do homem a um desespero. A tão sonhada paz persisti em morar nos campos da fantasia. 


O homem se envolvia enquanto ser social desde que adquiriu a linguagem escrita que tem norteado as civilizações através dos séculos. Transcrevendo nos livros os símbolos culturais e os fatos históricos que a humanidade atravessou. 


A leitura tem o incrível e excepcional poder de levar o leitor à mundos mágicos ou momentos épicos como as guerras, o descobrimento dos países através das grandes navegações e tantas outras fendas no tempo, criadas por Ymbrynes para salvar crianças peculiares de terríveis Etéreos. 


Pode-se dizer que ler é um ato analítico tanto para as crianças quanto para os adultos. Os contos de fada, os romances, suspenses, poesia, cordel... com suas elaborações entre o bem e o mal, entre a moral e os valores, os monstros e os heróis, dão margem a (re) elaborações de determinadas situações em nossa vida, como se estivesse no setting terapêutico, deitados em divã sem dúvidas por um analista ou terapeuta. 


A literatura tem a capacidade de nos restituir a libido, o desejo, de nos levar a seguir o movimento indo-tornando-se que Françoise Dolto demarcava como estrutural de todo ser humano em desenvolvimento. 


Qual último livro que você leu? Qual último personagem ganhou teu coração? Como querer que filhos ou alunos mergulhem no mundo da leitura se não lhes damos exemplo? Gostar de ler é um caminho que só se dará caminhando, ou seja, lendo. 


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre o autor: Luís Carlos César Batista

É aluno de Psicologia da Universidade Farias Brito - Fortaleza, Ce.

Criador do Instagram @estantepsicanalitica com a missão de divulgar as obras teóricas da psicanálise, adentrando também em diversos gêneros literários, buscando incentivar o hábito da leitura.

Fortaleza/2018